A União interdisciplinar da pedagogia, psicopedagogia e Neuropsicopedagogia

✍️A união interdisciplinar da Pedagogia, Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia

Por Ednalva Melo 

A união interdisciplinar entre Pedagogia, Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia é fundamental para definir os caminhos que a aprendizagem pode seguir.
Neste primeiro momento, nosso estudo busca analisar, com clareza e objetividade, o nível de aprendizagem da criança.

É importante compreender que a interação entre Psicopedagogia, Neurociência e Psicologia influencia diretamente o desempenho escolar. Esse trabalho conjunto investiga como ocorre o processamento da aprendizagem, considerando funções cognitivas como memória, percepção e linguagem.

A Neuropsicopedagogia atua tanto no aspecto emocional quanto no pedagógico, observando de que forma a aprendizagem acontece, sempre levando em conta fatores neurológicos e cognitivos.
Para uma avaliação mais precisa, forma-se uma parceria interdisciplinar envolvendo neurologistas, fonoaudiólogos e psicólogos. Assim, é possível realizar um diagnóstico detalhado de situações como TDAH, dislexia ou dificuldades de atenção relacionadas às funções executivas do cérebro.

No campo psicopedagógico, a criança é avaliada de maneira integral, identificando quais fatores emocionais e pedagógicos interferem no seu desenvolvimento.
Já a Neuropsicopedagogia integra pedagogia, psicologia e neurociência, com foco nas funções cognitivas e nos processos de aprendizagem.

De forma prática, unir psicologia e pedagogia possibilita compreender como a criança aprende e reconhecer suas dificuldades. O olhar psicopedagógico abrange aspectos pedagógicos — métodos e estratégias de ensino — e psicológicos — emoções, autoestima e comportamento, que influenciam diretamente o aprendizado.

O ambiente escolar e familiar, alinhados, podem oferecer intervenções que melhorem o rendimento e despertem o interesse do aluno.
Um exemplo simples: uma criança pode ter dificuldade em matemática não apenas pelo conteúdo, mas por baixa autoestima ou por métodos de ensino pouco adequados.

Quando a educação se constrói sobre uma base interdisciplinar, unindo saberes e profissionais, o aprendizado deixa de ser apenas um desafio e se transforma em um caminho de descobertas, superações e vitórias para cada aluno.

Sobre a coluna:

Seguir, curtir e compartilhar 
Me siga facebook instagram 
https://aprendizagemdomilenio.blogspot.com
✍️Agosto,15 de 2025

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TDAH

BNCC

Resgatando valores famíliares para paz nas escolas