Alunos com TDAH podem ser reprovados?
Alunos com TDAH podem ser reprovados? ✍️✍️
(Colunista: Ednalva Melo)
A escola e a família precisam formar uma parceria sólida para cuidar adequadamente de alunos com TDAH. Ambos devem conduzi-los a um tratamento específico, com estratégias diferenciadas. Mesmo com laudo médico apresentado pela família, uma criança com TDAH pode, sim, ser reprovada.
No entanto, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), não se admite reprovação por causa do transtorno, especialmente na educação infantil, nos anos iniciais da alfabetização e no ensino fundamental.
De acordo com a Lei nº 254, de 30 de novembro, o aluno com TDAH tem direito a provas e atividades adaptadas, conforme o nível de manifestação do transtorno.
Essas provas devem ser curtas, objetivas e oferecer ao aluno a oportunidade de lê-las em voz alta, refazer e corrigir questões, sempre que necessário.
O aluno com TDAH possui direitos assegurados à aprendizagem, que deve acontecer de forma flexível, reflexiva e inclusiva, respeitando os critérios legais e pedagógicos.
Esse aluno tem direito a apoio específico em sala de aula, podendo contar com o auxílio de uma monitora ou da própria professora. As provas devem ser adaptadas e aplicadas com tempo estendido, permitindo que o aluno refaça atividades e avaliações conforme sua necessidade e condição.
As correções devem ser realizadas levando em conta o desenvolvimento, desempenho e amadurecimento da criança, respeitando o grau de evolução do transtorno ou da deficiência apresentada.
Por isso, é essencial que professores e monitores tenham formação e conhecimento sobre os transtornos de aprendizagem. Dessa forma, poderão avaliar de maneira adequada, identificar dificuldades e encaminhar a situação à escola, ao psicopedagogo ou a outros profissionais especializados.
Participação da família:
Não basta apenas ser "mãe" ou "família". É necessário participar ativamente!
Acredite: o envolvimento da família é fundamental para o sucesso acadêmico e pessoal da criança com TDAH.
Nota de Esclarecimento 🎓
Todo o conteúdo desta coluna foi elaborado com base em pesquisas de campo, experiências como professora do ensino fundamental e tutora universitária. Durante minha atuação, orientei turmas do curso de Pedagogia na construção de TCCs, relatórios e monografias, além de reunir um vasto acervo pessoal de estudos da universidade e da especialização em Psicopedagogia.
Também desenvolvi estudos sobre Transtorno de Bulimia durante estágio no CAIC, em Itabuna/BA, para o curso de Psicanálise Clínica (FATEC), e atualmente estou em campo com estudos específicos sobre o TDAH.
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Este conteúdo foi escrito por Ednalva Brito de Melo, com base na Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que assegura os direitos autorais.
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