Relatos de como deve ser as provas avaliativas para alunos TDAH e autismo.

(Colunista Ednalva Melo)

Como devem ser as provas avaliativas para alunos com TDAH?

As provas avaliativas devem ser objetivas, curtas e interessantes para o aluno. É importante que ele as perceba como prazerosas, acessíveis e com possibilidade real de êxito, evitando frustrações diante de erros ou acertos.

Sempre que possível, reavalie questões que geraram dificuldade. Oriente o aluno a refazê-las, se necessário. É essencial oferecer apoio discreto durante a prova, evitando que os demais colegas percebam essa assistência diferenciada, o que poderia gerar constrangimento ou discriminação. Sempre que possível, atenda o aluno individualmente, na mesa do professor.

Como avaliar a atenção do aluno com TDAH?

A avaliação pode ser realizada por meio de testes, atividades e observações clínicas, tanto pelo profissional especializado quanto pelo professor.

As atividades avaliativas devem ser selecionadas e adaptadas com base em critérios definidos por uma equipe composta por especialistas, professores, pedagogos e psicopedagogos — de forma clínica, detalhada e minuciosa.

Importante destacar que, de acordo com a Lei 2630/21, de autoria do Deputado Capitão Fábio, foi instituída a Política Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa com TDAH. Assim, o TDAH é reconhecido legalmente como uma deficiência.

Tipos de avaliação indicados:

Avaliações orais: São as mais recomendadas, desde que realizadas em ambiente silencioso.

Provas escritas: Devem ser aplicadas com base em critérios definidos pelo psicopedagogo, de maneira motivadora e encorajadora.

As perguntas devem ser sempre curtas, objetivas e concretas.

Dicas essenciais para ajudar alunos com TDAH nas avaliações:

Reduzir a quantidade de questões sem alterar o conteúdo trabalhado;

Evitar atividades extensas de cópia;

Trabalhar questões orais com escuta ativa e repetição;

Estimular a expressão verbal;

Oferecer reforço antes das provas;

Preparar emocionalmente a criança com apoio psicopedagógico, utilizando, por exemplo, a Técnica de Bender.

Técnica de Bender na preparação para avaliações

A Técnica de Bender consiste em um teste de reprodução de figuras geométricas, com o objetivo de avaliar aspectos psíquicos e emocionais da criança, antes da realização das provas.

Essa técnica permite identificar:

O nível de maturidade da criança, compatível com a complexidade da prova;

As tarefas que serão aplicadas;

As dúvidas e dificuldades quanto ao conteúdo;

A necessidade de reforço escolar;

A adequação entre o conteúdo e os recursos visuais utilizados nas avaliações.

A criança precisa compreender que o processo avaliativo não é um castigo, como já afirmava Perrenoud (1999, p. 9).

Direito à aprendizagem e inclusão

É fundamental garantir atenção prioritária aos alunos com deficiência, assegurando-lhes o direito de aprender, ler, escrever e exercer sua cidadania de forma plena no ambiente escolar e social.

Nota de esclarecimento 🎓

Todo o material utilizado na construção desta coluna foi extraído de pesquisas de campo, vivências em sala de aula, atuação como tutora de turmas de Pedagogia e orientação de TCCs e monografias. Também foram considerados arquivos e estudos da época da graduação em Pedagogia e da especialização em Psicopedagogia.

Política de privacidade da coluna

Este conteúdo foi elaborado e redigido por Ednalva Brito de Melo, colunista e autora. Está protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9.610/1998, que assegura proteção às produções intelectuais e artísticas.

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📅 Agosto, 01 de 2025

✍️ Colunista: Ednalva Melo

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