Relatos de como deve ser as provas avaliativas para alunos TDAH e autismo.
(Colunista Ednalva Melo)
Como devem ser as provas avaliativas para alunos com TDAH?
As provas avaliativas devem ser objetivas, curtas e interessantes para o aluno. É importante que ele as perceba como prazerosas, acessíveis e com possibilidade real de êxito, evitando frustrações diante de erros ou acertos.
Sempre que possível, reavalie questões que geraram dificuldade. Oriente o aluno a refazê-las, se necessário. É essencial oferecer apoio discreto durante a prova, evitando que os demais colegas percebam essa assistência diferenciada, o que poderia gerar constrangimento ou discriminação. Sempre que possível, atenda o aluno individualmente, na mesa do professor.
Como avaliar a atenção do aluno com TDAH?
A avaliação pode ser realizada por meio de testes, atividades e observações clínicas, tanto pelo profissional especializado quanto pelo professor.
As atividades avaliativas devem ser selecionadas e adaptadas com base em critérios definidos por uma equipe composta por especialistas, professores, pedagogos e psicopedagogos — de forma clínica, detalhada e minuciosa.
Importante destacar que, de acordo com a Lei 2630/21, de autoria do Deputado Capitão Fábio, foi instituída a Política Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa com TDAH. Assim, o TDAH é reconhecido legalmente como uma deficiência.
Tipos de avaliação indicados:
Avaliações orais: São as mais recomendadas, desde que realizadas em ambiente silencioso.
Provas escritas: Devem ser aplicadas com base em critérios definidos pelo psicopedagogo, de maneira motivadora e encorajadora.
As perguntas devem ser sempre curtas, objetivas e concretas.
Dicas essenciais para ajudar alunos com TDAH nas avaliações:
Reduzir a quantidade de questões sem alterar o conteúdo trabalhado;
Evitar atividades extensas de cópia;
Trabalhar questões orais com escuta ativa e repetição;
Estimular a expressão verbal;
Oferecer reforço antes das provas;
Preparar emocionalmente a criança com apoio psicopedagógico, utilizando, por exemplo, a Técnica de Bender.
Técnica de Bender na preparação para avaliações
A Técnica de Bender consiste em um teste de reprodução de figuras geométricas, com o objetivo de avaliar aspectos psíquicos e emocionais da criança, antes da realização das provas.
Essa técnica permite identificar:
O nível de maturidade da criança, compatível com a complexidade da prova;
As tarefas que serão aplicadas;
As dúvidas e dificuldades quanto ao conteúdo;
A necessidade de reforço escolar;
A adequação entre o conteúdo e os recursos visuais utilizados nas avaliações.
A criança precisa compreender que o processo avaliativo não é um castigo, como já afirmava Perrenoud (1999, p. 9).
Direito à aprendizagem e inclusão
É fundamental garantir atenção prioritária aos alunos com deficiência, assegurando-lhes o direito de aprender, ler, escrever e exercer sua cidadania de forma plena no ambiente escolar e social.
Nota de esclarecimento 🎓
Todo o material utilizado na construção desta coluna foi extraído de pesquisas de campo, vivências em sala de aula, atuação como tutora de turmas de Pedagogia e orientação de TCCs e monografias. Também foram considerados arquivos e estudos da época da graduação em Pedagogia e da especialização em Psicopedagogia.
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Este conteúdo foi elaborado e redigido por Ednalva Brito de Melo, colunista e autora. Está protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9.610/1998, que assegura proteção às produções intelectuais e artísticas.
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📅 Agosto, 01 de 2025
✍️ Colunista: Ednalva Melo
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